26 de out. de 2011

Saiu no NEAnews

(Por Rogerio Felisbino da Silva)
FETEF 2011: Três dias de emoção e espiritualidade 
Foi uma verdadeira maratona teatral! Quatro grupos, seis peças, muitos palhaços, clowns, máscaras, alegrias, cores, magia, música, emoção, onde o Espiritismo verteu com beleza e encantamento! E num momento de reflexão em grupo, através de um workshop, a ousada proposta de trabalho para todos nós: "Por um Teatro Espírita!". Assim foi o FETEF 2011 - IV Festival de Teatro Espírita de Florianópolis, que aconteceu no Teatro do Centro Multiuso e na SEEDE, neste último fim de semana. O evento, tradicionalmente realizado em parceria com a SEEDE, nesta quarta edição teve mais um co-promotor: o Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz (CEECAL) e contou com o apoio da Federação Espírita Catarinense e da Associação Brasileira de Artistas Espíritas.
O FETEF começou na sexta feira à noite, com "A incrível história da Mediunidade" no teatro da SEEDE. A divertida narrativa da existência das manifestações mediúnicas ao longo da História foi assistida por um público participativo e que se divertiu muito com os cinco membros da trupe clowneana.


"Slpints" - TAS SEEDE e
"E se um dia..." - Projeto da Federação Espírita do Paraná

No sábado pela manhã, após uma madrugada de trabalho de arrumação de cenário e afinação de luz, o público infantil pode conferir a estreia do "Circo Alegria", remontagem do NEA que surge agora com nova roupagem e concepção cênica. Tambolinho, Tambolão, Alegria, Sr. Perfeito, o domador, o mágico, o equilibrista, o leão e o papagaio, em meio a estripulias, retratam verdades, ingenuidade e pureza, na busca pela felicidade através do conhecimento de si mesmo.
(...) Mais tarde, novamente o público infantil teve oportunidade de assistir à bela e encantadora "Porto Amor", da Cia. Laboro, de Belo Horizonte. (...) Nesse mesmo espírito de música e teatro, a Laboro nos brinda, à noite, com a história do surgimento do Espiritismo através d"As mesas girantes", um tema que, apesar de sério, é contado com muito bom humor, com performances hilárias de Madame Incredulation e da viúva Madame Gerard, entre outros personagens reais inseridos no espetáculo.

"As Mesas Girantes" - Cia Laboro (MG) e
Tambolinho, do "Circo Alegria" - NEA

O último dia do festival iniciou com um workshop, pela manhã, com Edmundo Santos, que instigou os participantes a refletir sobre o trabalho que fazemos: o papel do ator, a função do espetáculo, a presença da espiritualidade e a proposta da renovação íntima. Em seguida, a Trupe de Artistas da SEEDE sobe o palco do Auditório Dr. Bezerra de Menezes para encenar "Splints, o universo da imaginação". Mais uma vez o clima de circo, com palhaços, luzes, cores, magia e música invade a ribalta para falar da morte e da certeza da continuidade da vida, num espetáculo emocionante.
Na parte da tarde, o grupo de teatro da Federação Espírita do Paraná, de Curitiba, traz "E se um dia... a história do convertido de Damasco", adaptação da monumental obra "Paulo e Estevão", de Emmanuel, psicografada por Chico Xavier, numa linguagem inovadora, mesclando personalidades reais com personagens da comédia Del'Arte. A força dramática do espetáculo emociona o público, que se deixa entrar na história do apóstolo dos Gentios de forma envolvente.
Finalizando o FETEF, os personagens do "Circo Alegria" retornam ao  palco do Multiuso para mais uma apresentação, desta vez de forma mais relaxada após a ansiedade da estreia.
Foram três dias de muito trabalho, muito cansaço e desgaste físico, mas que certamente ficarão em nossa memória pelas energias espirituais recebidas, pela convivência fraterna com companheiros de ideal e pelo aprendizado que todos tivemos e que certamente refletirão no trabalho de todos os grupos.



NEAnews Informativo eletrônico do Núcleo Espírita de Artes
26/10/2011 - nº 21 - Ano 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário