Oficinas

O trabalho de oficina, ou seja, de estudo e capacitação para o exercício do teatro é parte da rotina do Grupo de Teatro do NEA. Além de ensaios e outras tarefas relacionadas às produções dos espetáculos do grupo, o aperfeiçoamento das técnicas e a experimentação das diversas linguagens cênicas são frequentemente buscados nos horários das reuniões do elenco.
Esse exercício de técnicas e jogos teatrais também é um trabalho que o NEA oferece ao público. Atendendo a diversas solicitações, o Grupo de Teatro do NEA prepara e ministra atividades de formação e vivência de teatro.

Algumas das atividades já realizadas:


23 e 24/08/2014 - 13º AME
Atendendo ao convite da organização do 13º AME (Arte no Movimento Espírita), evento promovido pelo Centro Espírita Humildade e Amor, do Irajá, no Rio de Janeiro, integrantes do NEA ministraram uma oficina sobre Clown. A oficina foi estruturada com a apresentação de um número Clown, discussão e construção do significado de clown e vivências de alguns princípios do comportamento clown.



13, 14 e 15/06/2014 - ENJOE
"Família: Causa ou Consequência" foi o tema da 14ª edição do ENJOE - Encontro de Jovens Espíritos e, mais uma vez, o Grupo de Teatro do NEA participou da organização e realização de oficina para os participantes. Nesta edição, porém, a coordenação do momento foi partilhada com demais trabalhadores do Movimento Espírita. Com o tema “Eu na Família", a oficina contou com jogos, dinâmicas e exercícios teatrais que possibilitaram reflexões sobre os papéis existentes e exercidos no ambiente familiar.


 
Momentos da oficina de teatro no 14º ENJOE



18, 19 e 20/04/2014 - ERJE Oeste
Durante a realização do ERJE Oeste (Encontro Regional de Jovens Espíritas), o neano Eduardo Silva ministrou oficina de teatro aos participantes do evento. O momento tinha como objetivo a sensibilização à linguagem teatral bem como a reprodução do "cotidiano" de um grupo artístico, envolvendo atividades de aquecimento, preparação e ensaios.



21, 22 e 23/06/2013 - ENJOE
A participação do Grupo de Teatro do NEA na 13ª edição do ENJOE - Encontro de Jovens Espíritos, como no ano anterior, deu-se em forma de 4 diferentes oficinas oferecidas aos participantes do evento. Com os temas "Virtudes", "Vícios", "Transformação" e "Montagem Teatral", as oficinas foram compostas de apresentações, jogos, análise de textos dramatúrgicos e outros exercícios.

 
Momentos de exposição e de prática no 13º ENJOE



01/09/2012 - Evento 13ª URE
Em evento promovido pelo DIJ da 13ª URE, o Grupo de Teatro do NEA ministrou oficina de teatro com o tema “Autoconhecimento”. Realizada na cidade de Penha (SC), no Centro Espírita Luz do Caminho, a atividade envolveu os participantes em momentos de expressão, jogos e técnicas de reflexão e introspecção.





Cartaz de Divulgação do Evento da 13ª URE



20, 21 e 22/07/2012 - ENJOE
Na 12ª edição do ENJOE - Encontro de Jovens Espíritos, o Grupo de Teatro do NEA organizou e realizou oficina com o tema “Eu nas relações sociais", complementando as atividades do evento que tinha como objetivo central despertar a busca pelo autoconhecimento nos participantes. O momento fez uso de jogos teatrais e de dinâmica com teatro-fórum, tal como desenvolvido por Augusto Boal, para a conscientização dos envolvidos.


13/12/2012 - Integração com TAS
A interação com outros grupos artísticos é um dos objetivos traçados para o Grupo de Teatro do NEA. A oficina teatral coordenada pelo neano Eduardo Silva com os integrantes da TAS, Trupe de Artistas da SEEDE, contou com exercícios, jogos teatrais, dinâmicas e algumas improvisações que auxiliaram na troca de experiências entre os dois grupos teatrais.
Participantes da TAS em oficina
ministrada pelo NEA